Bolo da vó Anna

Sábado era dia de bolo na casa da vó Anna. Quem passava pela rua no final da tarde sentia o cheiro do bolo que ela fazia com o “chocolate do padre” mas que só recentemente descobri que o correto é “chocolate Dois Frades”. As claras em neve e a massa eram batidas a mão e como naquela época ninguém sabia o que era salmonella, raspávamos a tigela com os dedos e ia massa até para os cabelos.

Casa de vó tem que ter bolo, aliás toda casa merece um bolinho pra deixar a vida mais alegre. Se não dá pra fazer bolo todos os dias, pelo menos nos finais de semana a vida pede bolo.

Bolo da vó Anna

Ingredientes: 4 xícaras de farinha de trigo, 3 ovos, 1 copo de leite,  3 colheres de manteiga, 3 xícaras de açúcar, 6 colheres de chocolate em pó e 1 colher de sopa de fermento quimico. ( o leite, os ovos e a manteiga devem estar em temperatura ambiente).

Modo de fazer: Coloque uma música bem linda, um avental charmoso e separe todos os ingredientes. Pré-aqueça o forno e unte uma assadeira com manteiga e farinha de trigo.

Separe as claras da gema, e bata as claras em neve. Quando estiverem no ponto jogue uma pitadinha de sal ou fermento e bata só mais um pouquinho de nada,  pra não desandar.

A vó Anna batia o bolo a mão mas você pode usar a batedeira se preferir.

Bom, coloque os ovos, a manteiga e o açúcar na tigela e bata até formar um creme amarelinho, acrescente o leite e o trigo, bata até ficar homogêneo, acrescente o chocolate em pó e bata, depois as claras em neve que estavam reservadas e por último o fermento em pó. Bata bem, sempre pensando em coisas boas.

Despeje a massa na assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno por mais ou menos 40 minutos. Quando a casa estiver cheirando a bolo, faça o clássico teste do garfo: dê uma espetadinha no bolo, saiu limpinho? Tá pronto!

93b03a8484fed73c6485ae0c892974b6

Sirva com café, suco de laranja, chá,  guaraná e amor de vó.

foto – Vielo Fotografia

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s